Pular para o conteúdo principal

eSOCIAL TUDO EM UM SÓ LUGAR! - Qual a finalidade do eSocial?

Controle e Arrecadação

A fiscalização trabalhista será praticamente diária e isso facilitará o controle e por sua vez, o controle aumentará a arrecadação, visto que, muitos não vão estar com seus processos adequados.

As rotinas precisam ser alteradas imediatamente, devemos nos atentar as leis vigentes e cumpri-las.

Na CLT temos mais de 900 artigos muitos deles alterados pela Reforma trabalhista que teve uma
contra Reforma onde foram alterados mais artigos. Temos outras legislações como IRRF, Menor Aprendiz, Instruções Normativas, etc..

O que isso quer dizer?

Quer dizer apenas que há muito o que estudar, ler e interpretar. Será necessário grande empenho dos Gestores, Empresas e Empregados para que a implantação e manutenção do eSocial aconteça de forma adequada e segura.

Mais e seu eu quiser deixar como está, se quiser pagar pra ver?
Você pode fazer isso , porém não é uma atitude inteligente, já que isso poderá acarretar em multas/penalidades e apenas entardecerá o seu ingresso nos trabalhos de preparação para o eSocial pois, cedo ou tarde terá que se adequar.

Garantias de Direitos Trabalhistas

O trabalhador poderá acessar suas informações em tempo real.
Isso facilitará o controle por parte dele em relação ao que a empresa está declarando.

Assim, ele poderá exigir com mais rapidez seus direitos.
Com a chegada da Carteira de Trabalho Digital toda essa ideia é reforçada.

Simplificação de Processos

Agora parece impossível pensar que em algum momento os processos serão simplificados.
Mas a verdade é que serão.

O eSocial tem o objetivo de extinguir obrigações como a GFIP, RAIS, DIRF, CAGED entre outras. Claro que isso acontecerá gradativamente e no começo teremos que enviar todas elas.

Referências
Curso Especialista em eSocial –Zenaide Carvalho
MTE –Ministério do Trabalho e Previdência Social
www.portal.esocial.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escrituração Contábil

De acordo com Ribeiro (2003), escrituração contábil é uma técnica que consiste em registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no patrimônio. A escrituração contábil é de suma importância, pois através dela podemos obter todas as demonstrações necessárias para uma análise correta, precisa e com capacidade de orientação para a tomada de decisão. Para facilitar a caminhada na estrada da competitividade é necessário ser criterioso, organizado e tempestivo com as informações e controles dentro da empresa.   Fabiana Rezende   CRC SP-322172/O

Dica do Dia

É bom saber!!! DEFIS - Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais

Defis do Simples sem movimento gera multa? De acordo com o  Perguntas e Respostas do Portal do Simples n ão há multa pela entrega em atraso da DEFIS. Porém, as apurações dos períodos a partir de março de cada ano no  PGDAS-D  ficam condicionadas à entrega da DEFIS relativa ao ano anterior. (base normativa: art. 66, §1º, da Resolução CGSN nº 94, de 2011)