Pular para o conteúdo principal

Entrevista de emprego - Meus devaneios



Teste de matemática, português, raciocínio lógico, etc. 

Em uma entrevista de emprego. Talvez, desnecessários. Talvez, necessários. 
Diante da impossibilidade de uma resposta conclusiva e confiável, creio que seja um tema bastante desafiador. 
Por vezes, percebo que pessoas excelentes deixam de serem contratadas por não saberem naquele momento resolver questões de matemática, português ou raciocínio lógico, e isso implica inúmeros motivos.

E este fato tem o poder de desclassificá-las. 
Há vários motivos capazes de fazer com que alguém erre ou não se sobressaia em alguns destes testes. 
Existem pessoas infinitamente capazes de aprender, de serem colaboradores exemplares e que, muitas vezes, não conseguem passar da fase dos testes.

Não estou dizendo que deveriam ser todos excluídos dos processos de seleção. 

Apenas acredito que poderiam se a abrir novos e diferentes processos para escolherem profissionais. Somos todos diferentes! Então, são necessários processos diferentes.

É indispensável enxergar além do que o candidato pode demonstrar.

Experiências nos fazem escravos daquilo que aprendemos. Tornamo-nos meramente experientes em determinado assunto, ramo ou atividade.                                                                                          

Portanto, quando entramos em uma nova caminhada profissional, na verdade, precisamos somente da base, porque será construída uma nova edificação, uma edificação como novas formas de trabalho, com outros meios para executar o que em tese já se sabia, será um novo aprendizado, será hora de quebrar as certezas, criar novas situações para velhos conceitos.

Quando se vai a uma entrevista é o “frio na barriga” que se busca, é a vontade do novo, é a emoção de reaprender o velho ou aprender o novo.

Aceitar ser analisado é simplesmente a vontade de ter mais uma vez aquela lágrima no olho, aquela que não ai, aquela que faz apenas o olho brilhar junto com o sorriso estampado no momento que você sai e olha para quem te espera lá fora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escrituração Contábil

De acordo com Ribeiro (2003), escrituração contábil é uma técnica que consiste em registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no patrimônio. A escrituração contábil é de suma importância, pois através dela podemos obter todas as demonstrações necessárias para uma análise correta, precisa e com capacidade de orientação para a tomada de decisão. Para facilitar a caminhada na estrada da competitividade é necessário ser criterioso, organizado e tempestivo com as informações e controles dentro da empresa.   Fabiana Rezende   CRC SP-322172/O

Dica do Dia

É bom saber!!! DEFIS - Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais

Defis do Simples sem movimento gera multa? De acordo com o  Perguntas e Respostas do Portal do Simples n ão há multa pela entrega em atraso da DEFIS. Porém, as apurações dos períodos a partir de março de cada ano no  PGDAS-D  ficam condicionadas à entrega da DEFIS relativa ao ano anterior. (base normativa: art. 66, §1º, da Resolução CGSN nº 94, de 2011)