Pular para o conteúdo principal

Cuidados com a Nota Fiscal Eletrônica

As empresas quando exercem atividades comerciais ou mesmo de prestação de serviço são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica para comprovarem suas receitas. A emissão de notas fiscais é algo rotineiro dentro das organizações, mas isso não significa que seja um processo fácil.
A segurança das informações prestadas ao cliente, ao fornecedor e ao fisco através da nota fiscal eletrônica deve ser confiável e precisa, pois, preenche-la incorretamente pode fazer com que a empresa sofra autuação.
No caso de erro de emissão que não seja relacionado à alíquota, quantidade, valor, data de saída ou emissão e alteração de dados cadastrais pode-se emitir a Carta de Correção. É permitido também o Cancelamento da Nota, desde que em até 24 horas de acordo com a legislação, neste caso a mercadoria não poderá ter circulado.  
Portanto, é imprescindível que tanto quanto quem emite, quanto quem recebe o documento fiscal esteja sempre alerta e atento às obrigações fiscais exigidas por cada tipo de empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escrituração Contábil

De acordo com Ribeiro (2003), escrituração contábil é uma técnica que consiste em registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no patrimônio. A escrituração contábil é de suma importância, pois através dela podemos obter todas as demonstrações necessárias para uma análise correta, precisa e com capacidade de orientação para a tomada de decisão. Para facilitar a caminhada na estrada da competitividade é necessário ser criterioso, organizado e tempestivo com as informações e controles dentro da empresa.   Fabiana Rezende   CRC SP-322172/O

Dica do Dia

É bom saber!!! DEFIS - Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais

Defis do Simples sem movimento gera multa? De acordo com o  Perguntas e Respostas do Portal do Simples n ão há multa pela entrega em atraso da DEFIS. Porém, as apurações dos períodos a partir de março de cada ano no  PGDAS-D  ficam condicionadas à entrega da DEFIS relativa ao ano anterior. (base normativa: art. 66, §1º, da Resolução CGSN nº 94, de 2011)