Pular para o conteúdo principal

Simples Nacional...As mudanças em 2018 serão intensas!

Simples Nacional, Reforma Trabalhista, eSocial, EFD Reinf,  DCTF Web...

As mudanças em 2018 serão intensas!

Como elas são muitas iremos observar aqui o pagamento do ISS e ICMS que é uma das mudanças do Simples Nacional.

A Lei Complementar Nº 155/2016 trouxe uma nova forma de apuração e aumento do limite de faturamento para o Simples Nacional que passa a ser de R$ 4,8 milhões.

Até aí, ótimo....Porém, é preciso estar atento ao detalhe de que para as empresas  que ultrapassarem o limite R$ 3,6 milhões o ISS e o ICMS será pago separadamente do DAS.

O que isso implica?

Vamos pensar que se eu faço o recolhimento de ICMS de forma individual pode-se acreditar então, que para as empresas nessa condição nascerá a obrigação do Sped Fiscal – ICMS/IPI?

Se sim, é mais uma obrigação para a empresa entregar, aprender e se preparar. Toda essa mudança poderá incorrer em aumento de custo e maior visibilidade das suas operações.

Se sim, é uma obrigação a mais relacionada à determinada empresa e nesse caso aumento de mão de obra para o Contador responsável.


E por fim, vamos deixar claro que essa é uma reflexão de apenas um pedacinho do que vem por aí!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escrituração Contábil

De acordo com Ribeiro (2003), escrituração contábil é uma técnica que consiste em registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no patrimônio. A escrituração contábil é de suma importância, pois através dela podemos obter todas as demonstrações necessárias para uma análise correta, precisa e com capacidade de orientação para a tomada de decisão. Para facilitar a caminhada na estrada da competitividade é necessário ser criterioso, organizado e tempestivo com as informações e controles dentro da empresa.   Fabiana Rezende   CRC SP-322172/O

Dica do Dia

É bom saber!!! DEFIS - Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais

Defis do Simples sem movimento gera multa? De acordo com o  Perguntas e Respostas do Portal do Simples n ão há multa pela entrega em atraso da DEFIS. Porém, as apurações dos períodos a partir de março de cada ano no  PGDAS-D  ficam condicionadas à entrega da DEFIS relativa ao ano anterior. (base normativa: art. 66, §1º, da Resolução CGSN nº 94, de 2011)